11 de junho de 2020

POEMAS com TINTA graúdos [caranguejola]

POEMAS com TINTA graúdos [caranguejola]
Ainda p'la voz de Lina Ramos
!


-


CARANGUEJOLA

— Ah, que me metam entre cobertores,
E não me façam mais nada…
Que a porta do meu quarto fique para sempre fechada,
Que não se abra mesmo para ti se tu lá fores!

Lã vermelha, leito fofo. Tudo bem calafetado…
Nenhum livro, nenhum livro à cabeceira —
Façam apenas com que eu tenha sempre a meu lado
Bolos de ovos e uma garrafa de Madeira.

Não, não estou para mais — não quero mesmo brinquedos.
Pra quê? Até se mos dessem não saberia brincar…
Que querem fazer de mim com este enleios e medos?
Não fui feito pra festas. Larguem-me! Deixem-me sossegar…

Noite sempre plo meu quarto. As cortinas corridas,
E eu aninhado a dormir, bem quentinho — que amor…
Sim: ficar sempre na cama, nunca mexer, criar bolor —
Plo menos era o sossego completo… História! Era a melhor das vidas…

Se me doem os pés e não sei andar direito,
Pra que hei-de teimar em ir para as salas, de Lord?
– Vamos, que a minha vida por uma vez se acorde
Com o meu corpo, e se resigne a não ter jeito…

De que me vale sair, se me constipo logo?
E quem posso eu esperar, com a minha delicadeza?
Deixa-te de ilusões, Mário! Bom édredon, bom fogo —
E não penses no resto. É já bastante, com franqueza…

Desistamos. A nenhuma parte a minha ânsia me levará.
Pra que hei-de então andar aos tombos, numa inútil correria?
Tenham dó de mim. Co’a breca! Levem-me prà enfermaria! —
Isto é, pra um quarto particular que o meu Pai pagará.

Justo. Um quarto de hospital — higiénico, todo branco, moderno e tranquilo;
Em Paris, é preferível — por causa da legenda…
Daqui a vinte anos a minha literatura talvez se entenda —
E depois estar maluquinho em Paris fica bem, tem certo estilo…

Quanto a ti, meu amor, podes vir às quintas-feiras,
Se quiseres ser gentil, perguntar como eu estou.
Agora, no meu quarto é que tu não entras, mesmo com as melhores maneiras:
Nada a fazer, minha rica. O menino dorme. Tudo o mais acabou.

Mário de Sá-Carneiro


-


~ Lista de reprodução "POEMAS com TINTA"
https://youtube.com/playlist?list=PLe1r308Ilncf0nR3cuF8KmAdJt6fAejjx
~ Podcast (Anchor, Spotify):
https://anchor.fm/srgio-prieto
https://open.spotify.com/show/5uMKpUmwV6zyH59y1j5WyN
~ Site:
http://animateatro.org/poemas-com-tinta/


-


CONTRIBUIR AQUI

CONVOSCO, sempre.
Para donativos poderás fazê-lo de duas formas:

1. Transferência bancária | NIB 0033.0000.45220082935.05 (Millenium BCP)
2. MBWay | 919432556

GRATOS por insistirem, CONNOSCO!


-


Partilhem e desfrutem!


Sem comentários: